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Normas Gerais para o XXIX Encontro de Iniciação Científica

Sobre prazos, inscrições, avaliações, premiação e outros assuntos referentes ao XXIX ENIC
publicado: 16/11/2021 11h12, última modificação: 16/11/2021 11h12

  Arquivo das Normas 
Modelo de Apresentação  - Clicar em Arquivo>>Fazer Download>>Formato .PPTX 
Tutorial do Vídeo 
Modelo de Autorização para Uso de Imagem 
(apenas se houver imagens de terceiros no vídeo); enviar o termo para cgpaic@propesq.ufpb.br

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, por meio da Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, realizará de maneira virtual o XXIX Encontro de Iniciação Científica- ENIC 2021, sob a temática: “Iniciação Científica e sua Importância para a Transversalidade da Ciência, Tecnolgia e Inovações para o Planeta”. O evento iniciará com uma etapa online, através de vídeos, seguida da etapa de apresentações em salas virtuais. A UFPB objetiva trazer para iniciação científica a experiência de congresso virtual, por meio de apresentação online de trabalhos.

1. DO ENCONTRO

O XXIX Encontro de Iniciação Científica da UFPB tem como principal objetivo integrar a sua comunidade científica e levar ao seu conhecimento as pesquisas desenvolvidas pelos alunos da graduação e ensino médio na vigência 2020/2021, sob a orientação de um pesquisador.

FASE 01 - Etapa de inscrição online: 14 a 26/10/2021

Discente inscreve o trabalho e faz a submissão de vídeo.  Orientador aprova (com opção de alteração ou não).

FASE 02: 22 a 26/11/2021

Encontro em salas virtuais com apresentação em vídeo e avaliação do trabalhos.

 Quadro 01 – Programação geral e datas de realização do XXIX ENIC (Provisória)

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

SEG: 22/11

9h às 11h

Abertura do Evento Palestra via Youtube @propesqufpb

SEG: 22/11

15-17h

Reunião com Comitê Interno e Externo

TER: 23/11

9h às 11h

CIÊNCIAS EXATAS MULTIDISCIPLINAR

15 às 17h

ENGENHARIAS e PIBITI

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

QUA: 24/11

9h às 11h

CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

15 às 17h

QUI: 25/11

9h às 11h

CIÊNCIAS HUMANAS

15 às 17h

LINGUISTICA, LETRAS E ARTES

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

SEX: 26/11

15 às 17h

Avaliação do Evento
Reunião do Comitê Interno e Externo

Obs. Até X salas simultâneas através da RNP ou Google Meet. Lives temáticas  através do Youtube @propesqufpb.

2. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

É requisito para submissão do trabalho para o ENIC o envio do relatório final pelo aluno e homologação pelo orientador.

As inscrições serão on-line mediante cadastro do resumo através do Sigaa. Os dados do relatório serão importados para a inscrição do ENIC e poderão ser editados. Não é necessário o envio de arquivo para trabalho completo, pois os dados do relatório migram para o ENIC.

SUBMISSÃO DE TRABALHO ENIC PELO ALUNO

Caminho: PORTAL DO DISCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> SUBMETER TRABALHO COMPLETO

O relatório final é importado pelo Sigaa, o discente poderá editar os campos de texto. Atenção: não usar ponto e vírgula no resumo.

Obs. Palavras-chave: 3 descritores separados por ponto (não usar virgula ou ponto e  virgula).

A submissão do resumo, sem anexar o vídeo, garante apenas a publicação nos Anais.

ANEXO DO VÍDEO

Após preencher todos os campos do trabalho completo, o discente deverá anexar um link de um vídeo do seu trabalho de pesquisa, submetido em alguma plataforma de vídeos (YouTube, Vimeo). Este vídeo tem a finalidade de apresentar o seu trabalho de pesquisa de uma forma mais dinâmica tendo oportunidade de mostrar os experimentos, ensaios, local da pesquisa, fotos, desenhos, mapas etc e ficará disponível para os avaliadores do seu trabalho.

A submissão do vídeo é requisito para apresentação de trabalho e certificação no ENIC.

  • A duração deve ser de 5 (cinco) a 8 (oito) minutos.
  • Deverá usar o modelo disponibilizado pela Propesq em seu site.
  • Apresentar as informações do trabalho: Título do Projeto, Título do Plano de trabalho, nome do autor - discente e o nome do orientador-docente, introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões.
  • O discente que necessitar produzir os slides utilizando o software Latex não precisa seguir o modelo padrão estabelecido no item acima.
  • Ao final, o vídeo deverá conter os agradecimentos gerais, bem como à PROPESQ, UFPB e CNPq (logos oficiais).
  • Deverão ser observados os preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso de imagem de terceiros e ao uso de trechos de obras protegidas por direito autorais.
  • Não será permitido o uso de conteúdo violento, discriminatório, pornográfico, político ou que viole direitos e/ou propriedade intelectual de terceiros ou que viole a lei.
  • O vídeo produzido deve ser criação do autor e não deve se resumir à leitura do trabalho e poderá conter animações gráficas.
  • Esse vídeo será disponibilizado para os avaliadores e poderão ser utilizados pela Propesq para divulgação científica a qualquer momento.

Critérios para avaliação do vídeo:

  1. Apresentação: Exposição de forma clara e sequenciada (introdução, desenvolvimento e conclusão), demonstração de domínio (conhecimento e segurança) do conteúdo abordado com harmonia e coerência entre a narração do vídeo e o conteúdo; peso 2
  2. Slides, Imagem e áudio: bom planejamento gráficos dos slides, imagens com boa resolução, textos legíveis e áudio sem ruídos externos; peso 1
  3. Tempo: Coerente uso do tempo e correta síntese do conteúdo; peso 1

 

AUTORIZAÇÃO DO ORIENTADOR

Após o envio do trabalho pelo estudante, o orientador deve autorizar a participação do aluno. Para isto, ele deve acessar o PORTAL DOCENTE PESQUISA ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AUTORIZAR TRABALHOS.

Obs. No caso de não autorização de trabalho, o Orientador deverá enviar e-mail para portal@propesq.ufpb.br com justificativa.

O discente e o docente (orientador/avaliador) devem apresentar suas justificativas por ausência no ENIC através do Sigaa.

PESQUISA → ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA → JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA

até 16/11/2021.

3. DOS PARTICIPANTES

FASE 01: Alunos dos Programas de Iniciação Científica da UFPB cujos projetos/planos foram desenvolvidos na vigência 2020/2021, que enviaram o relatório final, fizeram a inscrição no ENIC e que enviaram o vídeo com a apresentação do trabalho desenvolvido.

FASE 02 (SALAS VIRTUAIS): Participarão desta fase os alunos de iniciação científica classificados de acordo com os critérios a seguir:

1) Nota atribuída pelo Orientador ao relatório final do aluno;

2) Nota do CRA (apenas em caso de empate);

O número total de apresentações para a segunda fase será de 300 trabalhos de acordo com a razão entre a participação de cada Centro no contingente de discentes de iniciação científica e o total de vagas desta fase, conforme números abaixo:

CENTRO

QTD ALUNOS IC

REPRESENTAÇÃO EM %

Nº TRABALHOS PARA 2ª FASE

CBIOTEC

33

1,75

5

CCA

132

7,00

21

CCAE

97

5,15

15

CCS

369

19,58

59

CCEN

201

10,66

32

CCHLA

226

11,99

36

CCHSA

91

4,83

14

CCJ

49

2,60

8

CCM

129

6,84

21

CCSA

98

5,20

16

CCTA

53

2,81

8

CE

83

4,40

13

CEAR

75

3,98

12

CI

44

2,33

7

CT

176

9,34

28

CTDR

29

1,54

5

TOTAL

1.885

100

300

Regras para apresentação na fase 2: 8 min para apresentação do vídeo, 5 min para cada avaliador, 5 min para considerações pelo autor, perfazendo 23 min para cada trabalho.

Aos monitores (discentes que atuarão em salas de apresentação), durante o encontro, compete: realizar a leitura da metodologia de avaliação das apresentações (antes do início das apresentações); Comunicar qualquer intercorrência à coordenação do ENIC; Apoiar a(s) assessoria(s) e a(s) secretaria(s) durante o encontro; Orientar os avaliadores quanto à realização da avaliação; Executar a apresentação do vídeo; Controlar o tempo das apresentações.

Aos avaliadores, durante o encontro, compete: Assistir os vídeos referentes aos trabalhos selecionados para avaliação; Atuar como avaliador especificamente nas salas de apresentações em dias e horários estabelecidos; Ingressar na sala de apresentações que foi destinada, 30 min antes da apresentação; Mediar a troca de experiências e diálogos entre todos os presentes na sala das apresentações, seguindo princípios éticos; Atribuir pontuação às apresentações de acordo com o que é solicitado no instrumento de avaliação.

Estudantes dos programas de iniciação científica da vigência 2020/2021 deverão participar como ouvintes e se inscrever através do Sigeventos.

Os endereços eletrônicos para inscrição estão disponibilizados no Quadro 02. Os participantes como monitores e equipe organizadora deverão: Clicar em inscrever-se e no SIGEventos efetuar login com usuário e senha → Menu principal → Aba participantes → Inscrições → realizar uma nova inscrição → clicar na seta verde referente ao ENIC 2021 do campus de interesse. Em seguida, preencher breve formulário e clicar em inscrever-se.

Quadro 2 – Informações para inscrições através do Sigeventos

Perfil

Período de Inscrição

Orientação para inscrição

Monitor (Discente)
Ouvinte (Discente)

18 a 31/10/2021

ENTRAR – LOGIN E SENHA PROCURAR O EVENTO ENIC 2021

Equipe Organizadora
(Comitê IC, servidores e estagiários da CGPAIC)

 

4.  DA SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DO ENIC

Para participar da fase 2 (salas virtuais), o discente deverá ter enviado o vídeo durante a inscrição.

5.   DA PROGRAMAÇÃO PARA AS APRESENTAÇÕES E ATIVIDADES

A CGPAIC/PROPESQ, juntamente com todos os Centros envolvidos na coordenação do evento, divulgará a programação das apresentações por área temática, por meio da página eletrônica da PROPESQ (www.propesq.ufpb.br), com previsão para 08/11/2021.

6.   DO PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR

Poderão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador todos os estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB na vigência 2020/2021, devidamente cadastrados no SIGAA – Módulo Pesquisa/ENIC.

Serão premiados os melhores projetos de cada Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes, Multidisciplinar.

Serão premiados 45 trabalhos de Iniciação Cientifica e Tecnológica (sendo 05 trabalhos por área), e 05 trabalhos de ensino médio, considerando os melhores trabalhos apresentados nas salas virtuais (fase 2).

6.2.3 Requisitos para premiação:

  1. Nota do relatório. A nota para premiação será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores para os trabalhos;
  2. Nota da apresentação do trabalho pelo discente na Fase 02;
  3. Ter no máximo duas reprovações em seu histórico escolar.

Serão utilizados como critérios de desempate: indicação pelo comitê externo, nota do relatório final, nota do projeto quando da sua seleção, publicações em revistas científicas e/ou comunicação em eventos científicos, sucessivamente.

Persistindo o empate, será instituída pela CGPAIC/PROPESQ uma comissão para avaliação dos projetos, composta por três representantes do Comitê Institucional de Iniciação Científica, com vistas à análise das situações de empate.

Os estudantes e orientadores premiados receberão certificados de premiação e poderão enviar o trabalho de pesquisa em formato artigo completo para ser publicado na “Série Iniciados” volume 27.

O resultado será divulgado até o dia 16/12/2021 no site da Propesq.

 

João Pessoa, 14 de outubro de 2021.

 

Comitê Institucional de Iniciação Científica

Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação de Científica

Pró-Reitoria de Pesquisa