Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > XXXI ENIC - PROGRAMAÇÃO GERAL - CAMPUS I

XXXI ENIC - PROGRAMAÇÃO GERAL - CAMPUS I

Informações sobre a programação geral do XXXI ENIC - Campus I
publicado: 13/10/2023 13h02, última modificação: 13/10/2023 13h14

No ano em que buscamos alertar a humanidade para a importância de cuidarmos do meio ambiente, com a temática “Ciência Básica para o desenvolvimento sustentável”, a Universidade Federal da Paraíba realiza, através da Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos de Iniciação Científica/PROPESQ, o seu XXXI Encontro de Iniciação Científica, que tem como tema “O papel da Iniciação Científica na UFPB para o desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida no planeta” e como principal objetivo expor para a sua comunidade acadêmica, sociedade em geral, entidades científicas e órgãos de fomento as pesquisas desenvolvidas pelos discentes de graduação, bolsistas ou voluntários, dos nossos programas de Iniciação Científica.

Com esse olhar no futuro, a Universidade Federal da Paraíba continua depositando no aluno de Iniciação Científica a confiança e a certeza de uma Pós-graduação mais consolidada e uma Ciência que sempre busca caminhos para resoluções dos problemas.

Durante o XXXI Encontro de Iniciação Científica da UFPB (ENIC) serão apresentados 1321 trabalhos de pesquisas dos alunos de Iniciação Científica CNPq/UFPB: PIBIC; PIBITI, PIBIC-AF; PIBIC-EM; PIVIC/PIVITI/UFPB; PIBIC/ETS/CPT/UFPB e PIBIC/FAPESQ/UFPB. As pesquisas serão apresentadas na forma oral, sendo 122 trabalhos da área de Ciência Exatas; 164 da área das Engenharias; 341 trabalhos na área de Ciências da Saúde; 158 trabalhos na área de Ciências Agrárias; 133 trabalhos na área de Ciências Biológicas; 148 trabalhos na área de Ciências Sociais Aplicadas; 164 trabalhos da área de Ciências Humanas; 65 trabalhos da área de Linguística; Letras e Artes; e 26 trabalhos na área Multidisciplinar

Parabéns ao discentes, futuros pesquisadores do Brasil e seus orientadores pelo sucesso da Iniciação Científica na UFPB.

Desejamos que o ENIC/2023 seja o instrumento de divulgação do potencial científico da UFPB para o desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida no planeta.

Maria de Fátima Vanderlei de Souza
Coordenadora Geral

Valdir de Andrade Braga
Pró-reitor de Pesquisa

OBSERVAÇÕES

1. Horário de chegada: os autores devem comparecer ao local de apresentação com 30 min de antecedência do início de todas as apresentações e entregar o arquivo ao monitor responsável, permanecendo na sala até o final das apresentações.
    Exemplo: Campus 1 - CCM (manhã) - chegar às 07h30m; CCM (tarde) - chegar 13h30m;
  2. O arquivo deve estar em formato PDF (para maior compatibilidade), podendo acrescentar um outro em formato de slides;
  3. Em caso de ausências, as lacunas serão preenchidas com as apresentações seguintes.

AUSÊNCIAS
Conforme disposição em nossos editais:
"O proponente que se candidatar a este processo seletivo deve se cadastrar/atualizar como avaliador no SIGAA e atender à solicitação da PROPESQ sempre que requisitado."

• de orientador(a): deve enviar um(a) representante que tenha o título de doutor e seja membro da equipe do projeto, ou o aluno de doutorado a quem o aluno de IC está vinculado no projeto;
  • de avaliador(a): pesquisador(a) que não puder se fazer presente para avaliação das apresentações, durante o ENIC, deve oficializar sua ausência (portal@propesq.ufpb.br) e enviar um(a) substituto(a) para avaliar que deve ser um docente, técnico administrativo com título de doutor ou PNPD, com conhecimento na área do projeto.
  • de discente: não há substituição e não receberá certificado de apresentação do trabalho;

DATAS

• CAMPUS I (João Pessoa) – 16 a 20 de outubro de 2023.
  • CAMPUS II e III (Areia) – 23, 24 e 25 de outubro de 2023.
  • CAMPUS IV (Mamanguape) – 27 de outubro de 2023.

PROGRAMAÇÃO CAMPUS I

DATAHORA          LOCALATIVIDADE

09h-12h Auditório da Reitoria UFPB Palestra de Abertura

Tema: O papel da universidade pública federal para o desenvolvimento sustentável do planeta

Palestrante: Geraldo Alves Damasceno Júnior - UFMS
Homenagem

Entrega de diploma de honra ao mérito à aluna PIBITI/CNPq/UFPB e ao seu orientador pelo Prêmio Destaque PIBITI/CNPq 2023.

Aluna: Ana Flávia Chaves Uchôa

Orientador: Francisco Humberto Xavier Júnior

Departamento: Ciências Farmacêuticas

Engenharias
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Agrárias

Ciências da Saúde
Ciências Biológicas

Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Multidisciplinar

Sala de Concertos Radegundis Feitosa - CCTA / UFPB

Apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB

LINKS ÚTEIS

Normas Gerais do XXXI ENIC
Modelo de Apresentação de Slides
Lista dos Inscritos e Distribuição das Apresentações (SUJEITO A MODIFICAÇÕES)

IMPORTANTE: Consultar o Tutorial de Avaliação das Apresentações dos Trabalhos

• Lembramos a todos da necessidade de acessar o link: https://tinyurl.com/ufpbenic >> Clicar na opção ENTRAR >> Informar usuário e senha (seu CPF) >> Clicar na opção AVALIAÇÕES e verificar suas avaliações

OBS.: A Programação dos demais Campi será publicada posteriormente.