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Normas Gerais para o XXVI Encontro de Iniciação Científica

por publicado: 12/09/2018 17h07 última modificação: 12/09/2018 17h09

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1.      DO ENCONTRO

1.1.   O XXVI Encontro de Iniciação Científica (ENIC) é um evento destinado aos estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB para apresentação dos resultados das pesquisas vinculadas aos projetos/planos de trabalhos desenvolvidos na vigência 2017/2018.

1.2.   Datas: CAMPUS I e IV – 15 a 19/10/2018 CAMPUS II e III – 7 e 8/11/2018.

1.3.   O XXVI ENIC acontecerá de forma descentralizada pelos Centros de Ensino, conforme quadro a seguir: 

Quadro 01 – Programação geral por centro e datas de realização nos Campi I e IV

DATA

HORÁRIO

LOCAL

ATIVIDADE

15/10 SEG

9h às 11h

Auditório da Reitoria

Solenidade de Abertura

Ciência para redução das desigualdades

14 às 18h

CTDR/CI

Trabalhos do CI/CTDR

CCSA

Trabalhos do CCSA/CCJ

16/10 TER

8h às 18h

CCS

Trabalhos do CCM e CCS

17/10 QUA

8h às 18h

CCEN

Trabalhos do CCEN e CBIOTEC

14h às 18h

CCAE

Trabalhos do CCAE

18/10 QUI

8h às 18h

CCTA

Trabalhos do CCTA/CE/CCHLA

19/10 SEX

8h às 18h

CT

Trabalhos do CT e CEAR

Mostra fotográfica: Retratos da Ciência na UFPB – 15 a 26/10 Hall da Reitoria

Quadro 02 – Programação geral e datas de realização no Campus III

DATA

HORÁRIO

LOCAL

ATIVIDADE

7/11 QUA

9h às 11h

Auditório do CCHSA

Solenidade de Abertura

Ciência para redução das desigualdades

14h às 18h

CCHSA

Trabalhos do  CCA/CCHSA

8/11 QUI

8h às 12h

CCHSA

Trabalhos do  CCA/CCHSA

 Mostra fotográfica: Retratos da Ciência na UFPB – 05 a 09/11 CCHSA

2. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

2.1. É requisito para submissão do trabalho para o ENIC o envio do relatório final e homologação pelo orientador.

2.2. As inscrições serão on-line mediante cadastro do resumo através do Sigaa. Os dados do relatório serão importados para a inscrição do ENIC e poderão ser editados. Não é necessário o envio de arquivo para trabalho completo, pos os dados do relatório migram para o ENIC. 

2.3. SUBMISSÃO DE TRABALHO ENIC PELO ALUNO

Caminho: PORTAL DO DISCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> SUBMETER TRABALHO COMPLETO

2.4. AUTORIZAÇÃO DO ORIENTADOR

Após o envio do trabalho pelo estudante, o orientador deve autorizar a participação do aluno. Para isto, ele deve acessar o PORTAL DOCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> AUTORIZAR TRABALHOS

Obs. No caso de não autorização de trabalho, o Orientador deverá enviar e-mail para portal@propesq.ufpb.br com justificativa.

2.5. A submissão de trabalhos para o ENIC está disponível no período 22/08/2018 a 11/09/2018.

2.6. Orientadores-Docentes Externos (docentes vinculados à programas de pós-graduação na UFPB) devem encaminhar relatório final e resumo para o ENIC para o e-mail portal@propesq.ufpb.br. A inscrição será realizada pela CGPAIC/PROPESQ.

2.7. O discente ou orientador/avaliador podem apresentar suas justificativas de ausência no ENIC através do Sigaa. Caminho: PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA até 10/09/2018.

3. DOS PARTICIPANTES

3.1. Os participantes do ENIC são estudantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB que apresentação seus trabalhos, cujos projetos/planos de trabalhos foram desenvolvidos na vigência 2017/2018.

3.2. OUVINTES: Poderão se inscrever como ouvintes no XXVI ENIC docentes, técnicos administrativos e discentes da UFPB, das outras IES do estado, bem como os demais cidadãos interessados nos eventos científicos (palestras, mesa-redondas etc) através do SigEventos cujos endereços eletrônicos e cronograma estão apresentados no Quadro 03 .

3.3. EQUIPE ORGANIZADORA: Deverão se inscrever, por meio do SIGEventos, toda equipe organizadora do ENIC os membros da PROPESQ, Comitê de Iniciação Científica e Assessores de Pesquisa, como membro do comitê de organização, monitores e avaliadores.

3.3.1. Aos monitores (discentes que atuarão em salas de apresentação), durante o encontro, compete: Realizar a leitura da metodologia de avaliação das apresentações (antes do início do encontro);

Apoiar a(s) assessoria(s) e a(s) secretaria(s) durante o encontro; Orientar os avaliadores quanto ao preenchimento do anexo da ficha de avaliação das apresentações; Ser responsável pelas pastas de cada sala e devolver ao final do turno na secretaria do centro responsável pelo encontro no dia;

Coletar as assinaturas na lista de presença de todos os presentes em sala e ao final colocar observação  caso necessário;  Controlar o tempo das apresentações (cada aluno deverá se apresentar em até 10 minutos e os avaliadores terão 5 minutos para arguição cada um);  Comunicar qualquer intercorrência à coordenação e à secretaria do ENIC; Observar se as fichas de avaliação estão: assinadas pelos avaliadores, com as notas e com as assinaturas de cada apresentador do resumo.

3.4. Aos avaliadores (docentes e discentes de pós-graduação), durante o encontro, compete: Realizar o check-in na secretaria sede do encontro antes de se dirigir as salas das apresentações;  Atuar como avaliador especificamente nas salas de apresentações em dias e horários estabelecidos;  Mediar a troca de experiências e diálogos entre todos os presentes na sala das apresentações, seguindo príncipios éticos;  Atribuir pontuação às apresentações de acordo com o que é solicitado no instrumento de avaliação; Para inscrição de avaliadores ver o Quadro 3.

3.5. Os endereços eletrônicos para inscrição estão disponibilizados no Quadro 03. Os participantes como ouvinte, monitores e equipe organizadora deverão: Clicar em inscrever-se e no SIGEventos efetuar login com usuário e senha → Menu principal → Aba participantes → Inscrições → realizar uma nova inscrição → clicar na seta verde referente ao ENIC 2018 do campus de interesse. Em seguida, preencher breve formulário e clicar em inscrever-se.

Quadro 3 – Quadro com locais, endereços e períodos de inscrições de ouvintes e equipe organizadora

Local

Perfil

Período de Inscrição

Endereço eletrônico para inscrição

Campus I

Avaliadores

10/09 a 14/09/2018

Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos

*docentes ainda não cadastrados como consultores no Sigaa

Ouvinte

01/10 a 18/10/2018

 

http://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/Campus1Enic2018

Monitor

10/09 a 01/10/2018

Equipe Organizadora

10/09 a 01/11/2018

Campus IV

Avaliadores

10/09 a 14/09/2018

Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos

*docentes ainda não cadastrados como consultores no Sigaa

Ouvinte

01/10 a 18/10/2018

 

http://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/Campus4Enic2018

Monitor

10/09 a 01/10/2018

Equipe Organizadora

10/09 a 01/11/2018

Campus III

Avaliadores

10/09 a 14/09/2018

Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos

*docentes ainda não cadastrados como consultores no Sigaa

Ouvinte

01/10 a 8/11/2018

 

 

http://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/Campus2Enic2018

Monitor

10/09 a 26/10/2018

Equipe Organizadora

10/09 a 05/11/2018

4. DA PROGRAMAÇÃO PARA AS APRESENTAÇÕES

4.1. A partir do dia 05 de outubro (Campus I e IV) e do dia 25 de outubro (Campus II e III), a CGPAIC/PROPESQ, juntamente com todos os centros envolvidos na coordenação do evento, divulgará a programação das apresentações por área temática, e seus respectivos locais de apresentação, por meio da página eletrônica da PROPESQ (www.propesq.ufpb.br).

5. DO PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR

5.1. Poderão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisar todos os estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB na vigência 2017/2018, devidamente cadastrados no  SIGAA – Módulo extensão/ENIC.

5.2. Serão premiados os melhores projetos de cada Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.

5.2.1. Serão premiados 50 trabalhos de Iniciação Cientifica e Tecnológica, sendo o número de trabalhos premiados por área, proporcional ao número de trabalhos inscritos por área;

5.2.2. Serão premiados 5 (cinco) trabalhos da modalidade PIBIC-EM.

5.3. A nota para premiação será a média aritmética das notas atribuídas ao resumo/relatório e das notas obtida nas apresentações no ENIC 2018.

5.4. Em caso de empate, será utilizada como critério de desempate a nota da avaliação do projeto quando da sua seleção.

5.5. Persistindo empate, será instituída pela CGPAIC/PROPESQ uma comissão para avaliação dos projetos, composta por 3 representantes do Comitê Institucional de Iniciação Científica, com vistas à análise das situações de empate.

5.6. Os estudantes e orientadores premiados receberão certificados de premiação e participação com um trabalho completo na Série Iniciados volume 24.

5.7. O resultado será divulgado até o dia 26/11/2018.

5.8. A premiação referente ao XXVI ENIC será realizada conforme cronograma disposto no Quadro 4.

Quadro 4. Programação da Premiação do XXVI ENIC

DATA

HORÁRIO

LOCAL

ATIVIDADE

27/11

14h às 17h

Auditório do CCHSA

Premiação dos trabalhos dos Campi II eIII

30/11

14h às 17h

Auditório da Reitoria

Premiação dos trabalhos dos Campus I

5/12

14h às 17h

Auditório do CCAE

Premiação dos trabalhos dos Campus IV