Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por danielrocha publicado 29/12/2015 10h50, última modificação 05/07/2016 16h47

1. Informações Gerais

O conceito de grupo de pesquisa refere-se a um grupo de pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno à execução de linhas de pesquisa.

Grupos de Pesquisa são certificados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB, através da Coordenação Geral de Pesquisa e mantidos na Plataforma Lattes do CNPq, que os classifica como:

Aguardando certificação pela instituição: é o status atribuído a um grupo novo enviado ao CNPq pelo líder. O grupo ficará nessa situação até que o Dirigente de pesquisa da instituição (Coordenação Geral de Pesquisa) promova (ou negue) a certificação do grupo, dentro de um prazo de 12 meses

Certificado pela instituição: é o grupo, enviado pelo líder, que foi certificado pelo dirigente institucional de pesquisa da sua instituição (Coordenação Geral de Pesquisa).

Certificação negada pela instituição: é o grupo, enviado pelo líder, que teve a certificação negada pelo dirigente de pesquisa da instituição (CGPq).

Grupo não-atualizado: é o grupo que perdeu a certificação por estar há mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização.

Grupo em preenchimento: é aquele cujos dados estão sendo “editados” pelo líder, através do Formulário on line. Um grupo só sai da situação em preenchimento depois que o seu líder atualiza os dados e os envia ao CNPq. 

Grupo Excluído: é aquele que foi excluído da base de dados pelo seu Líder ou pelo próprio CNPq nas situações de “aguardando certificação pela instituição, certificação negada, grupo não atualizado ou grupo em preenchimento” por mais de 12 meses.

Grupo Atípico: É considerado grupo atípico:

  • grupos unitários (formados por apenas 1 pesquisador);
  • grupos sem estudantes;
  • grupos sem técnicos;
  • grupos com mais de dez pesquisadores;
  • grupos com mais de 10 linhas de pesquisa;
  • grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
  • pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos;
  • estudantes que participam de dois ou mais grupos; grupos semelhantes.

2. Requisitos para criação do Grupo de Pesquisa:

Para criar um grupo de pesquisa é necessário que este seja formado, de preferência, por dois líderes (de preferência ambos com doutorado), pesquisadores, estudantes, técnicos (não obrigatório para todos os grupos) e uma ou mais linhas de pesquisa.

Inicialmente os líderes do grupo devem ser credenciados pela instituição (UFPB). Após este credenciamento eles estão aptos para, através do CPF e da senha lattes, cadastrar o seu grupo de pesquisa através do site http://dgp.cnpq.br/dgp/. Qualquer um dos líderes terá acesso a esta página. Todas as seções devem ser preenchidas e enviadas para o CNPq.

3. Como Criar seu Grupo de Pesquisa

3.1 Envie para o email pesquisa@prpg.ufpb.br os nomes dos 2 líderes;

3.2 Aguarde o email de confirmação do cadastro do líder (esta etapa é feita pela Coordenação Geral de Pesquisa);

3.3 Acesse o endereço http://dgp.cnpq.br/dgp/, informe seu CPF e senha do Lattes e preencha o formulário disponível nesta área;

3.4. Aguarde a certificação pela Coordenação Geral de Pesquisa da UFPB;

3.5. Aguarde a certificação pelo CNPq.

Maiores informações no site ou pelo e-mail pesquisa@prpg.ufpb.br.