Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CNPq lança nova chamada de bolsas de Produtividade em Pesquisa
conteúdo

Notícias

CNPq lança nova chamada de bolsas de Produtividade em Pesquisa

PROPESQ DIVULGA
publicado: 10/07/2017 13h21, última modificação: 10/07/2017 13h21

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou nesta terça-feira, 04, a chamada de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) para selecionar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento.

As bolsas de produtividade são concedidas anualmente pelo CNPq a pesquisadores doutores de todo o País como forma de valorizar aqueles que tiveram maior produção e contribuição científica em suas áreas de conhecimento e participaram da formação de recursos humanos no ano anterior. O objetivo é reconhecer o trabalho dos pesquisadores e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

As bolsas PQ são concedidas nas categorias 1A, 1B, 1C, 1D e 2, conforme critérios estabelecidos em norma (RN-028/2015), sendo o bolsista 1A aquele que compõe o nível mais alto da pesquisa brasileira.

A data limite para submissão das propostas é 31 de agosto de 2017 e o julgamento está previsto para novembro deste ano, com divulgação do resultado preliminar em dezembro.

 

Para ver o calendário completo, etapas do julgamento e critérios de classificação dos Comitês de Assessoramento, confira a chamada íntegra (http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=7362).

 

É importante destacar que na Chamada anterior (Chamada CNPq 11/2016), cujo resultado foi publicado em 16/01/2017, 43 Pesquisadores da UFPB foram contemplados com estas bolsas (entre bolsas novas e renovadas), distribuídas da seguinte maneira:

- 2   com bolsa nível 1A

- 2   com bolsa nível 1B

- 1   com bolsa nível 1C

- 3   com bolsa nível 1D

- 35 com bolsa nível 2

A aprovação destes bolsistas se constitui um motivo de muito orgulho para toda a comunidade da UFPB. O resultado obtido nesta Chamada foi muito bom, e a comunidade de pesquisadores merece todas as felicitações por parte da administração central da universidade.

É importante destacar o impacto positivo que esse aumento do número de bolsistas pode vir a gerar. No atual sistema de avaliação da pós-graduação e do financiamento da pesquisa, um aumento no número de bolsistas PQ significa maior competitividade nas chamadas nacionais, um ponto importante, considerando o cenário de diminuição dos recursos para a área de C&T”.

Significa, ainda, que muitas pesquisas continuarão com apoio financeiro e não sofrerão interrupções ou descontinuidades. Outro ponto positivo é a possibilidade de geração de produtos e/ou processos a serem registrados pela UFPB, gerando um portfólio a ser apresentado para os setores privado e/ou governamental, de modo estimular a realização de novas parcerias estratégicas.

Finalmente, o resultado revela não só a qualidade dos pesquisadores e das pesquisas que vem sendo desenvolvidas na UFPB, mas também o acerto das políticas de pesquisa e pós-graduação empreendidas pela gestão institucional.