Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conheça os tipos de conteúdos oferecidos pelo Portal de Periódicos
conteúdo

Notícias

Conheça os tipos de conteúdos oferecidos pelo Portal de Periódicos

PROPESQ DIVULGA
publicado: 01/06/2017 14h06, última modificação: 01/06/2017 14h08

FONTE: Boletim Eletrônico Portal de Periódicos da Capes

POWERED BY: PHPLIST


Boletim Eletrônico nº18

31.05.17

 

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um software que detecta difamação ou promoção ilegítima na recomendação online, destinado principalmente ao e-commerce.

O estudo ORFEL: Efficient detection of defamation or illegitimate promotion in online recommendation foi publicado pelo volume 379 da revista científica Information Sciences. O título está disponível em texto completo para os usuários do Portal de Periódicos.

“Diante do crescimento e da popularização do aspecto colaborativo da internet, surge uma necessidade natural de se preocupar com a credibilidade dos conteúdos”, explica Gabriel Gimenes, autor do trabalho.

“Dessa forma nasceu o interesse em desenvolver o ORFEL, para auxiliar na detecção das interações fraudulentas e contribuir para uma maior credibilidade nesse tipo de comunidade online”, ressalta o cientista.

O ORFEL é uma ferramenta de código aberto e está disponível online.

Clique aqui e saiba mais

 

 

Conheça os tipos de conteúdos oferecidos pelo Portal de Periódicos

Além das revistas científicas mais conceituadas em âmbito nacional e internacional, os usuários têm à disposição uma infinidade de outros tipos de materiais

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo: é inteiramente financiado pelo governo brasileiro e é a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no mundo, cobrindo todo o território nacional.

O que muitos não sabem, é que o conteúdo disponível para a comunidade acadêmica vai muito além dos periódicos.

Além de indexar mais de 38 mil títulos de revistas científicas com texto completo, o Portal comporta 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, mais de 280 mil livros eletrônicos e outros conteúdos, como enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Dessa forma, o Portal de Periódicos cumpre o papel de propiciar o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior, como defende o pesquisador João Santana Silva*, que acessa diariamente a biblioteca virtual da CAPES:

“O Portal é de suma importância para os pesquisadores brasileiros. De fato, essa ferramenta trouxe a possibilidade de competirmos com mais igualdade com cientistas de outros países. O conteúdo é muito atrativo e eu, particularmente, utilizo todos os dias. Temos um divisor muito claro de antes e depois do Portal de Periódicos. Temos que preservá-lo e, sempre que possível, ampliá-lo”.

Dentro dessa gama de conteúdos, que contempla todas as áreas do conhecimento, o Portal de Periódicos oferece para os usuários quatro opções de pesquisa:

Buscar assunto

Buscar periódico

Buscar livro

Buscar base

Dentro da “busca avançada” da opção “buscar base”, é possível selecionar o gênero de material procurado (textos completos, referenciais com resumos, patentes, livros, sites com periódicos de acesso gratuito, entre outros) por meio do campo “Tipo”.

Qualquer pessoa pode pesquisar, uma vez que parte do acervo é de acesso aberto. Para os recursos assinados, é necessário acessar a página de dentro da instituição de ensino (pelo reconhecimento de IP) ou pelo acesso remoto (nesse caso, login e senha são distribuídos pelas instituições participantes para seus alunos).

Em caso de dúvidas sobre o acervo, o e-mail de contato com a equipe do Portal é periodicos@capes.gov.br.

*Leia mais sobre o cientista João Santana Silva aqui.

 

Notícias do Portal de Periódicos

29.05.17

Cientista brasileiro desenvolve trabalho sobre biocombustíveis em parceria com Irlanda

O estudo do pesquisador Clelton Santos foi publicado pela revista científica Microbial Cell Factories – disponível no Portal de Periódicos


25.05.17

Protein Data Bank abriga informações sobre estruturas de moléculas biológicas

Além dos recursos da plataforma, os usuários encontram links que direcionam para centros de dados da Worldwide Protein Data Bank. O conteúdo pode ser localizado na opção “buscar base” do Portal de Periódicos


19.05.17

O pesquisador João Silva vem se dedicando há anos à pesquisa científica para tratar e evitar a transmissão da doença. Um dos artigos sobre o tema está disponível no periódico Nitric Oxide

O pesquisador João Silva vem se dedicando há anos à pesquisa científica para tratar e evitar a transmissão da doença. Um dos artigos sobre o tema está disponível no periódico Nitric Oxide