Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Educação Comparada
conteúdo

Notícias

Educação Comparada

publicado: 06/04/2017 17h20, última modificação: 06/04/2017 17h20

A Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC, a Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada - SIBEC, o Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, com o apoio do World Council of  Comparative Education Societies – WCCES (Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada) estarão promovendo o 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada - CIEC e o 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada – EISBEC. O evento acontece entre os dias 24 e 27 de maio, no Centro de Educação da UFPB, que fica localizado no Campus I da instituição, em João Pessoa.

Este é um evento de abrangência Ibero-americana e que trará um debate acerca do tema "Internacionalizações e a Educação Comparada: Processos e Efeitos nas Políticas, Metodologias e Práticas da Educação". Diante dessa temática, a discussão em torno da Educação Comparada destacará a implementação de políticas públicas mais eficazes, de boas práticas ou do posicionamento crítico. O aspecto da internacionalização será abordado através da manifestação pelo interesse do bilinguismo na Educação, tanto no Brasil quanto em outros países da Ibero-américa; e também no estímulo aos pesquisadores, para que eles trabalhem em redes de conhecimento e propaguem mais rapidamente o conhecimento produzido.

A Sociedade Brasileira de Educação Comparada – SBEC foi fundada em 1983, por um grupo de professores reunidos em um evento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), e vem desde então se organizando e atuando, especialmente mediante a realização de Encontros Internacionais, na promoção de pesquisas sobre Educação Comparada. Ela reúne especialistas em Educação Comparada, bem como profissionais e instituições interessados por esta área de estudos, e entre seus objetivos centrais está o desenvolvimento dos estudos comparativos na área, a cooperação interdisciplinar, o intercâmbio acadêmico e a cooperação técnica nacional e internacional.

Já a Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada - SIBEC foi criada em Madri (Espanha), no marco do XIV Congresso Nacional e do I Congresso Ibero-americano de Educação Comparada, em 20 de novembro de 2014. Ela é formada por Sociedades de Educação Comparada de vários países da Ibero-américa.

                    

PROGRAMAÇÃO

O 2º CIEC e o 7º EISBEC viabilizarão uma grande troca de conhecimentos e experiências, uma vez que reunirão pesquisadores e especialistas em Educação Comparada de diversas partes do mundo. Como exemplo disso temos os três conferencistas que comparecerão ao evento:

- Dr. António Nóvoa, Reitor Honorário da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático do Instituto de Educação. 

- Dr. Carlos Alberto Torres, Sociólogo político da educação, Professor Distinguido de Ciências Sociais e Educação Comparada na Universidade da Califórnia em Los Angeles e Diretor da Cátedra UNESCO-UCLA em Aprendizagem Global e Cidadania Global.

- Drª N'Dri T. Assié-Lumumba, Professora da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e Presidente do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada (WCCES)

Além das conferências, o evento contará com uma programação extensa, reforçando o debate ao redor da Educação Comparada e da Internacionalização da Educação. Serão palestras, grupos de trabalhos, mesas redondas, sessões especiais e painéis. 

Aos interessados, serão ofertados minicursos, que trarão para os ouvintes aulas expositivas e discussões sobre o tema, incentivando a troca de percepções entre os participantes. Três (3) minicursos já foram confirmados, são eles:

- Avaliação e Desenvolvimento da Pós-Graduação: o ranqueamento comparativo como ponto de partida para rediscutir rumos e caminhadas

- Educação comparada: Antecedentes históricos e desafios do presente

- Educação Comparada: nova disciplina, novos papéis

INSCRIÇÕES

As inscrições para o 2º CIEC e o 7º EISBEC já estão abertas - são mais de 100 inscritos até o presente momento. Os interessados em submeter trabalhos para apresentação nos GTs devem enviar os resumos expandidos e pôsteres até o dia 19/04, nessa segunda fase de inscrições. O envio dos trabalhos completos deve ser feito até o dia 30/04.

Para aqueles que desejam participar apenas como ouvintes, as inscrições seguem abertas até o dia do congresso. Para conferir as tabelas de preços e se inscrever, basta visitar o site do evento: educacaocomparada.com.br.

 Assessoria do evento