Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), a Chamada Pública SOS Equipamentos – MCTI/Finep

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou nesta quarta-feira (2), às 19h, no seu Canal do YouTube /mctic
publicado: 03/09/2020 15h15, última modificação: 03/09/2020 15h15

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou nesta quarta-feira (2), às 19h, em www.youtube.com/mctic, a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), a Chamada Pública SOS Equipamentos – MCTI/Finep. Com o objetivo de mapear e reunir informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas universidades e institutos de pesquisa do país, a Plataforma vai possibilitar o acesso e compartilhamento pela comunidade científica e empresas às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa com funcionalidades e dimensões inéditas no Brasil.
O cadastro de equipamentos na plataforma vai permitir a participação na Chamada Pública SOS Equipamentos, lançada também nesta sexta-feira pelo MCTI e sua Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo é a concessão de recursos financeiros para a manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte, cadastrados na PNIPE. Serão destinados R$ 6 milhões aos projetos selecionados.
O MCTI e a Finep divulgam também nesta ocasião o resultado da Chamada Pública MCTI/Finep/Infraestrutura NB-3. Lançada no início de julho, a chamada no valor de R$ 25 milhões (recursos emergenciais) visa selecionar propostas de apoio financeiro à execução de projetos institucionais para adequação/implantação de infraestrutura física de Laboratórios e Biotérios de Nível de Biossegurança 3 (NB-3) OMS destinados à PD&I para o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e estudos ligados à Covid-19.