Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > LIVRO INICIADOS - Vol. 26

LIVRO INICIADOS - Vol. 26

Regras e orientações para o envio de trabalhos premiados.
publicado: 18/11/2020 16h41, última modificação: 18/11/2020 16h57

Arquivo CHAMADA INTERNA TRADUÇÃO 03/2019

DATA MÁXIMA PARA ENVIO: 07/12/2020

Os trabalhos de iniciação científica premiados no Encontro de Iniciação Científica são contemplados com um capítulo de livro da série Iniciados, que será editado no formato digital e disponibilizado no site da Propesq. A seguir instruções para formatação e encaminhamento do capítulo do livro.

1. Envio do arquivo:

Encaminhar arquivo formato em arquivo aberto, preferencialmente Word, com seguinte nome: autor_orientador_iniciados_vol26.doc (apenas primeiro nome autor e do orientador) para cgpaic2@gmail.com. Assunto e-mail: Iniciados_vol26 (número do volume de acordo com a premiação do ENIC).

2. Formatação do capítulo:

2.1 No máximo 25 páginas, em Word for Windows, ou programa compatível, e ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das citações e notas; espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço 1,5 entre partes do texto; páginas configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

2.2 Título do capítulo em negrito e letra maiúscula;

O título é referente ao plano de trabalho desenvolvido pelo estudante.

2.3 Dois espaços abaixo, nome do autor: Aluno1; Orientador. Em nota de rodapé, informar email e telefone do aluno-autor, orientador-autor, título do Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho vinculado, telefone, e-mail da Instituição de vínculo da bolsa.

2.4 Dois espaços abaixo do nome do autor, um Resumo de 150 palavras (situando o tema, aporte teórico-metodológico, objetivos e resultados).

2.5 Palavras-chaves: de 3 a 6 descritores separados por ponto.

3. A organização do capítulo deve manter a seguinte planificação:

1. Apresentação (seção introdutória que contextualize a área, o tema, o projeto ao qual a presente pesquisa esteve vinculada, a justificativa e os objetivos do capítulo).
  2. Fundamentação teórica (informando o aparato teórico-metodológico em que se baseou a pesquisa e o plano de trabalho, a área específica de conhecimento, o tema e conceitos centrais usados na discussão e algumas pesquisas prévias.
  3. Metodologia (apresentação detalhada das etapas)
  4. Resultados e Discussão (apresentação e análise dos resultados).
  5. Conclusões (apresentar os resultados mais significativos e refletir sobre as implicações/contribuições teóricas da pesquisa)

4. Organização formal

4.1 As seções de cada capítulo não devem ser numeradas e devem ser destacadas em negrito, sem maiúscula. Só a primeira letra em maiúscula.

4.2 Notas de rodapé

As notas devem utilizar os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

4.3 Ilustrações
Tabelas, gráficos, desenhos, quadros e imagens devem seguir a norma da ABNT

4.4 Citações dentro do texto

Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data da publicação (SILVA, 2000). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: “Silva (2000) assinala...”. Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de “p.”(SILVA, 2000, p. 100).

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000).

As citações acima de 3 linhas devem ficar recuadas em fonte 11.

4.5 Referências
As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.

Exemplos:

• Livros e outras monografias (AUTOR, A. Título do livro. Número da edição. Cidade: Editora, número de páginas);
  • Capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. X-Y);
  • Dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo sem itálicos. número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano);
  • Artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano);
  • Trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais ... Cidade: Instituição. p. X-Y).

Observações:

- Não serão aceitos anexos.

- Utilizar normas ABNT para estrutura do trabalho.

Sugestões para consulta:

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro; 2002.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro; 2002.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento: apresentação. Rio de Janeiro; 2003.

Guia de apresentação de teses/Angela Maria Belloni Cuenca [et al.]- 2. ed. atual. São Paulo: USP – Faculdade de Saúde Pública, c2017. Guia de apresentação de teses, Disponível em: www.biblioteca.fsp.usp.br/guia. Acesso em 20 nov. 2017.