Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de Esclarecimento Nº 14/2020
conteúdo

Notícias

Nota de Esclarecimento Nº 14/2020

Sobre XXVIII ENIC
publicado: 22/10/2020 15h46, última modificação: 22/10/2020 15h46

O XXVIII Encontro de Iniciação Científica é um evento destinado aos estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB para apresentação dos resultados das pesquisas vinculadas aos projetos/planos de trabalhos desenvolvidos na vigência 2019/2020. Por conta da Pandemia da covid-19, o evento este ano é totalmente on-line e realizado em duas fases.

Neste ENIC tivemos 1560 trabalhos inscritos, com 1400 vídeos submetidos, sendo esta a Fase 01 do evento. 

FASE 1 - submissão de trabalho escrito (resumo e relatório) e vídeo. Todos os trabalhos aprovados pelo orientador receberão certificado e publicação do resumo nos Anais. Vale salientar que a versão provisória dos Anais já está publicada no site do Enic, bem como a programação do evento (http://www.propesq.ufpb.br/enic). 

Os trabalhos inscritos foram distribuídos automaticamente através do SIGAA para avaliadores cadastrados – docentes da UFPB, conforme área do conhecimento. 

A partir das notas do relatório e do vídeo, dadas pelos avaliadores, foram selecionados 183 trabalhos para participar da fase 2, considerando o número de trabalhos inscritos na Grande Área e pelo menos 1 trabalho por área, com no máximo 6 salas por Grande Área. 

A CGPAIC desenvolveu um sistema http://cientificaeventos.com.br/enicufpb/ para divulgação de todos os trabalhos, resumos e vídeos, bem como a programação detalhada para Fase 02 e plataforma de avaliação. 

No Brasil, muitos eventos que envolvem alunos de graduação foram cancelados e as Coordenações de Iniciação Científica estão adotando o sistema de apresentação virtual com vídeo e salas virtuais com no máximo 100 trabalhos para o Encontro de Iniciação Científica, haja vista a dificuldade de gerenciar um evento desta natureza. 

A Coordenação Geral dos Programas de Iniciação Científica junto Comitê institucional de Iniciação Científica elaborou as normas para o XXVIII ENIC como foi apresentado para a comunidade e toda a equipe da CGPAIC está envolvida desde o início do processo para execução deste evento, que compreende as fases 01 e 02.

A FASE 02 acontecerá de 26 a 30 de outubro, contará com avaliação externa dos representantes do CNPq, que acompanharão o ENIC desde a abertura dia 26/10 até o encerramento no dia 30/10. Teremos 2 palestras com convidados de universidades estrangeiras, uma palestra com pesquisador da UFPB e uma mesa redonda com duas empresas da Paraíba.  

O XXVIII ENIC é um grande desafio e contamos com o apoio de todos autores, orientadores, avaliadores, servidores, estagiários e monitores. Convidamos toda a comunidade acadêmica, em especial todos os pesquisadores que participam do Programa de Iniciação Científica, para prestigiar o nosso evento.



COMITÊ INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
COORDENAÇÃO GERAL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA