Notícias
Palestra debate a Iniciação à Pesquisa Científica na UFPB
No dia 24 de março, o Laboratório de Projetos (LABPROJ) do Departamento de Design, por meio do programa LUPA, promoveu a palestra virtual “Iniciação à Pesquisa Científica na UFPB e suas Possibilidades”, com o objetivo de capacitar a comunidade acadêmica sobre as oportunidades e desafios da pesquisa científica na instituição. O público principal foi a comunidade acadêmica da UFPB, em especial do Campus IV-Litoral Norte, Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).
O evento contou com a participação do Prof. Dr. Isac Almeida de Medeiros (Coordenador Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica – CGPAIC) e da Prof. Dra. Milena Dutra da Silva (Assessora de Pesquisa do CCAE/Campus IV) como palestrantes. A palestra apresentou conceitos-chave em pesquisa científica e foi espaço de esclarecimento de dúvidas sobre os Programas de Iniciação Científica oferecidos pela UFPB (bolsas, editais, agências de fomento, entre outros), abordando critérios de participação, benefícios para os discentes, além do impacto da pesquisa científica no desenvolvimento acadêmico, profissional e na comunidade. Foi apresentado, também, um panorama das pesquisas científicas em desenvolvimento no CCAE, no âmbito do PIBIC; além de dados e informações sobre o ENIC (Encontro de Iniciação Científica da UFPB).
Para a organizadora do evento e coordenadora do LABPROJ, a Prof. Dra. Angélica Acioly, a iniciativa reforça o compromisso da UFPB, por meio do programa LUPA/LABPROJ/Design/CCAE, em incentivar a produção científica e contribuir para a formação de pesquisadores qualificados. Acrescenta, ainda, que o laboratório busca, entre outros aspectos, consolidar e viabilizar a realização de atividades relacionadas à pesquisa e que, neste ano de 2025, o foco do LUPA é a Introdução à pesquisa. “A palestra foi apenas o início de uma série de atividades. Nós promoveremos outras palestras, workshops e minicursos relacionadas à pesquisa científica no decorrer do ano”, afirma a professora Angélica.