Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - 2017

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - 2017

PROPESQ DIVULGA
publicado: 16/11/2017 16h52, última modificação: 16/11/2017 16h52

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Para a edição de 2017

• Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica poderão ser indicados bolsistas do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017, mesmo que não haja a continuidade da bolsa para o próximo período (1º de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018).
  • O prazo limite para que o agraciado com o prêmio solicite a bolsa de mestrado será de 24 meses, contados a partir da cerimônia de entrega do Prêmio.
  • A formatação do relatório do bolsista para apresentação ao Prêmio é a seguinte:
  • Relatório do bolsista (relativo ao período de 1 de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017), com no máximo 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo:

- Título do relatório do bolsista;
    - Nome, e-mail e telefones do bolsista;
    - Nome, endereço, telefone, e-mail da Instituição de vínculo da bolsa;
    - Nome, e-mail e telefones do professor orientador;
    - Resumo;
    - Apresentação (introdução, justificativa e objetivos);
    - Desenvolvimento (metodologia e análise);
    - Conclusão (resultados da pesquisa), e
    - Referências bibliográficas

PRÊMIOS

•  - Categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica:

• Quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais);
    • Uma bolsa de Mestrado ou Doutorado, no país, ao bolsista agraciado, por categoria e por cada grande área do conhecimento;
    • Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2018.

Nota 1: O prazo limite para início da utilização da bolsa de mestrado ou doutorado será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da cerimônia de entrega do Prêmio. As bolsas serão implementadas, caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

•  - Categoria Mérito Institucional:

• Um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela CAPES.
    • Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente da instituição agraciada na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2018.

Para mais informações acesse: www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict