Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Relatório Finais 2018/2019 - PIBIC-EM, PNPDs

Relatório Finais 2018/2019 - PIBIC-EM, PNPDs

Orientações Gerais para PIBIC-EM e PNPDs
publicado: 09/07/2019 14h14, última modificação: 23/07/2019 13h39

A Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, em parceria com o Ateliê de Textos Acadêmicos/CCHLA, apresenta este tutorial para elaboração do relatório final dos projetos de iniciação científica.

O relatório final de iniciação científica do PIBIC-EM e PNPDs deve ser cadastrado através do SIGPRPG pelo docente. O(a) orientador(a) deverá enviar o relatório em arquivo que deverá conter o mesmo número de caracteres máximos permitidos, descritos na estrutura do relatório. Este arquivo poderá conter gráficos, equações, tabelas e figuras, cuja formatação deve estar de acordo com as normas da ABNT. O arquivo deverá ter no máximo 25 páginas e 10MB. Deverá ser enviado até dia 31/07/2019.

A estrutura do relatório final contempla as seguintes seções e número de caracteres máximos permitido:

TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO (Cadastrado no SIGPRPG)

Atenção: O texto do resumo, palavras-chaves, Title, Abstract e Keywords serão utilizados para edição dos Anais do Enic. Não podem conter caracteres especiais (fórmulas, equações, símbolos etc)

1. RESUMO

O resumo deve apresentar, de forma concisa, a identificação geral da pesquisa desenvolvida, destacando seus aspectos mais relevantes, contendo objetivos, metodologia, resultados e conclusões de forma que possa antecipar o conteúdo  do relatório, conforme ABNT NBR 6028.

(até 2000 Caracteres)

2. Palavras-chave: três ou quatro palavras-chave

Palavra representativa do conteúdo do documento. Escrever três ou quatro palavras-chave importantes do texto e de forma que seja útil para indexação em bases de dados. As palavras são separadas entre si por ponto (.), inclusive finalizada, também, por ponto (ponto após a última palavra-chave).

3. Title: título em inglês

4. Abstract: resumo em inglês

(até 2000 caracteres)

5. Keywords: idem palavras-chave em inglês

6. Introdução

Indicação do objeto investigado, a relevância do tema e do enfoque de estudo frente às demais pesquisas realizadas, aparato teórico utilizado, algumas premissas para as hipóteses científicas (ou possíveis respostas para as perguntas de pesquisa) e também os objetivos gerais e específicos.

(até 4000 caracteres)

7. Procedimentos metodológicos

Exposição e descrição da metodologia adotada, técnicas e/ou procedimentos de análise, instrumentos, equipamentos (se for o caso) e outros itens referentes ao desenvolvimento da pesquisa.

(até 11000 caracteres)

8. Análise dos dados: Resultados e discussão

Exposição e discussão, de forma objetiva, enfatizando os resultados mais relevantes, que poderão ser exemplificados por meio de gráficos, tabelas, figuras, associados a argumentações teóricas (se for o caso).  As atividades desenvolvidas no período devem ser destacadas e confrontadas com aquelas propostas no plano original, justificando-se, caso seja pertinente, as limitações ocorridas e/ou as alterações realizadas. As discussões devem ser situadas e fundamentadas no contexto da abordagem teórica pertinente.

(até 25000 caracteres)

9. Conclusões

Exposição com base nos resultados obtidos, evitando-se a simples repetição do que já foi apresentado nas discussões. Na elaboração desta seção, convém retomar os objetivos de modo a evidenciar se foram ou não alcançados, apresentando os possíveis desdobramentos da pesquisa.

(até 3000 caracteres)

10. Referências

Apresentação da bibliografia referente à pesquisa, listando apenas as obras e/ou trabalhos citados no texto. Nos relatórios em que constem citações, este elemento é obrigatório e deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6023.

(até 2000 caracteres)

Procedimento para cadastro do relatório final via SIGPRPG:

DOCENTE:

Iniciação Científica > Relatórios > Relatórios Final >  Clicar para selecionar o plano > Preencher os campos necessários, anexar o arquivo e preencher o resumo, juntamente com as palavras chave.

Obs: O arquivo deverá ter no máximo 25 páginas e 10MB.

Referências

ABNT NBR 10719:2015. Disponível em: http://www.propesq.ufpb.br/propesq/contents/downloads/normas-abnt/abnt_nbr_10719.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

ABNT NBR 6028:2003. Disponível em:  http://www.propesq.ufpb.br/propesq/contents/downloads/normas-abnt/abnt_nbr_6028.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

ABNT NBR 6023:2018. http://www.propesq.ufpb.br/propesq/contents/downloads/normas-abnt/abnt_nbr_6023.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019.

João Pessoa, 09 de julho de 2019

Profa Dra Claudia de Figueiredo Braga