Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Turbine Sua Imunidade (E-book)

Turbine Sua Imunidade (E-book)

Alimentos saudáveis e com propriedades funcionais em tempos de Pandemia COVID-19
publicado: 30/06/2020 18h23, última modificação: 30/06/2020 18h23

Clique no ícone para baixar a publicação CHAMADA INTERNA TRADUÇÃO 03/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
Reitora
Bernadina Maria Juvenal Freire de Oliveira
Vice- Reitora

Terezinha Domiciano Dantas Martins
Diretora do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias
George Rodrigo Beltrão da Cruz
Vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias
Edvaldo Mesquita Beltrão Filho
Diretor do Colégio Agrícola “Vidal De Negreiros
Rodrigo Ronelli Duarte de Andrade
Vice-Diretor do Colégio Agrícola “Vidal De Negreiros

Equipe Editorial:
Catherine Teixeira de Carvalho
Isabelle de Lima Brito
Lais Chantelle

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) como pandemia. O vírus, causador da doença COVID-19, colocou em estado de atenção à população brasileira, que agora busca orientações sobre como se prevenir e se comportar. Diante dessa situação, diversas informações passam a circular, seja com relação a mitos ou verdade, fakes news e quaisquer informações referentes ao tema. Relacionando com a Nutrição e imunidade, foi observado o aparecimento de diversas notícias referentes aos alimentos, superalimentos, shots, sucos e até soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e outros nutrientes e compostos) que estão sendo vinculadas como capazes de prevenir ou combater o coronavírus por meio do fortalecimento do sistema imunológico . Diante deste contexto, nós docentes do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) escola vinculada à UFPB do CCHSA no campus III- Bananeiras Bananeiras na perspectiva perspectiva de contribuir contribuir com a população população sobre essa temática temática propomos propomos a produção de um material didático com a contextualização científica dos alimentos saudáveis e suas propriedades funcionais, ofertando opções de receitas funcionais que proporcione ao leitor, uma alimentação diversificada, equilibrada e rica em minerais e vitaminas (micronutrientes) que de fato possui atividade de redução do risco de doenças, quando o hábito alimentar se torna frequente. Condicionando um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. Entretanto, é importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar as medidas preventivas recomendadas. Esperamos que essa publicação digital possa proporcionar maior esclarecimento e contribuir com a adoção de hábitos alimentares saudáveis em tempos de pandemia.

Profa Catherine Teixeira de Carvalho

Nossos agradecimentos ao Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, por todo apoio e parceria fornecidos. A todos professores, alunos e ex alunos do Curso Técnico em Nutrição e Dietética que de alguma forma, contribuíram para a realização desde projeto: Muito Obrigada!

Profa Isabelle de Lima Brito