Notícias
UFPB Recebe R$ 20 Milhões para Potencializar Infraestrutura de Pesquisa
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebrou, em 11 de dezembro de 2024, um convênio de grande relevância no âmbito da chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT – INFRAESTRUTURA DE PESQUISA – PROINFRA 2023. O acordo tem como objetivo a execução do projeto "Infraestrutura Multiusuária para a Pesquisa da UFPB", que visa fortalecer e expandir as condições para o desenvolvimento científico na instituição.
O convênio reúne a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), como concedente, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE), como convenente, e a UFPB como executora, garantindo um investimento total de R$ 19.696.938,92, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), mais especificamente do programa CT-Infra.
Os recursos serão destinados a 4 (quatro) subprojetos abrangendo diversas áreas do conhecimento, programas de pós-graduação e laboratórios multiusuários, que visam atender as diretrizes do PDI institucional. São eles:
1.Subprojeto EMIPEFAR: Expansão e Modernização da Infraestrutura de Pesquisa da Área de Farmácia na UFPB;
2.Subprojeto Lab-CiMol: Laboratórios Associados de Ciências Moleculares;
3.Subprojeto AmPMicroNS: Ampliação e consolidação da infraestrutura de pesquisa em microbioma, nutrição e saúde;
4.Subprojeto BVNS: Biomarcadores vocais e neurofisiológicos para predição, diagnóstico e monitoramento em saúde.
O projeto terá prazo de execução física e financeira de até 36 meses e tem como meta potencializar uma infraestrutura de pesquisa multiusuária que beneficie pesquisadores, estudantes e a sociedade como um todo.
Essa iniciativa reforça o compromisso da UFPB em promover o avanço da ciência e inovação no Brasil, consolidando sua posição como um dos principais polos de pesquisa, inovação e desenvolvimento na região Nordeste.