Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Pesquisa - CGPq > Grupo de Pesquisa
conteúdo

Grupo de Pesquisa

por danielrocha publicado 03/05/2017 13h27, última modificação 20/11/2018 18h30
Informações sobre a criação e funcionamento dos Grupos de Pesquisa

1. Informações Gerais 

Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados em torno de dois ou, eventualmente, um líder com experiência, destaque e reconhecimento no campo científico, tecnológico ou artístico, desenvolvendo atividades de pesquisa de forma profissional e permanente, organizadas em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, compartilham instalações e equipamentos. 

Na UFPB, a criação e a manutenção do cadastro dos Grupos de Pesquisa observarão as normas do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. 


Os Grupos de Pesquisa são certificados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPB (Propesq), através da Coordenação Geral de Pesquisa (CGPq) e mantidos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, que os classifica como: 

- Aguardando certificação pela instituição: é o status atribuído a um grupo novo enviado ao CNPq pelo líder. O grupo ficará nessa situação até que o Dirigente de pesquisa da instituição (Coordenação Geral de Pesquisa) promova (ou negue) a certificação do grupo, dentro de um prazo de 12 meses 

- Certificado pela instituição: é o grupo, enviado pelo líder, que foi certificado pelo dirigente institucional de pesquisa da sua instituição (Coordenação Geral de Pesquisa). 

- Certificação negada pela instituição: é o grupo, enviado pelo líder, que teve a certificação negada pelo dirigente de pesquisa da instituição (CGPq). 

- Grupo não-atualizado: é o grupo que perdeu a certificação por estar há mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização. 

Grupo em preenchimento: é aquele cujos dados estão sendo “editados” pelo líder, através do Formulário on line. Um grupo só sai desta situação depois que o seu líder atualiza os dados e os envia ao CNPq.  

Grupo Excluído: é aquele que foi excluído da base de dados pelo seu Líder ou pelo próprio CNPq nas situações de “aguardando certificação pela instituiçãocertificação negadagrupo não atualizado ou grupo em preenchimento” por mais de 12 meses. 

 

Não serão cadastrados os denominados Grupos Atípicos. É considerado grupo atípico na UFPB: 

grupo unitário (formados por apenas 1 pesquisador); 

grupo sem estudantes; 

grupo sem doutores no conjunto de pesquisadores; 

grupo com estudantes que participam de dois ou mais grupos;  

grupo com integrante sem CV Lattes. 


2. Requisitos para criação do Grupo de Pesquisa: 

Para criar um grupo de pesquisa é necessário que este seja formado, de preferência, por dois líderes (de preferência ambos com doutorado), pesquisadores, estudantes, técnicos (não obrigatório) e uma ou mais linhas de pesquisa. 

Inicialmente os líderes do grupo devem ser credenciados pela UFPB. Após este credenciamento eles estão aptos para, através do CPF como login e da senha da Plataforma Lattes, cadastrar o seu grupo de pesquisa através do site http://dgp.cnpq.br/dgp/. Qualquer um dos líderes terá acesso a esta página. Todas as seções devem ser preenchidas e enviadas para o CNPq. 


3. Como criar seu Grupo de Pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq 

3.1 Envie para o email pesquisa@propesq.ufpb.br os nomes dos 2 líderes; 

3.2 Aguarde o email de confirmação do cadastro dos líderes – esta etapa é feita pela CGPq; 

3.3 Acesse o endereço http://dgp.cnpq.br/dgp/, informe seu CPF e senha do Lattes, preencha o formulário disponível nesta área e finalize enviando o mesmo para o CNPq; 

3.4 Informe à CGPq que o formulário foi preenchido e enviado; 

3.5 Aguarde a certificação pela CGPq/UFPB e CNPq. 

 

4. Como cadastrar seu Grupo de Pesquisa no SIGAA 

Uma vez criado o Grupo de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, é necessário também o cadastro deste mesmo grupo no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O cadastro no SIGAA é fundamental para as ações da Propesq (como o apoio à iniciação científica, por exemplo) ou outras ações relativas à pesquisa na UFPB realizadas no âmbito do SIGAA, que necessitem de informações sobre os grupos.  

Para realizar o cadastro no SIGAA: 

1. Acesse Portal do Docente no SIGAA; 

2. Clique em Menu Pesquisa >> Grupos de Pesquisa >> Proposta de Criação de Grupo Pesquisa >> Cadastrar; 

3. Preencha as informações constantes no formulário, as quais devem estar em acordo com aquelas registradas no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; 

4. Finalize e processo de cadastramento clicando em Enviar; 

5. Aguarde a validação do Grupo de Pesquisa no SIGAA pela CGPq (somente após registro do Grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). 

 

Maiores informações no site ou pelo e-mail pesquisa@propesq.ufpb.br  

Links: