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Plataforma Nacional de Infraestrutura e Pesquisa (PNIPE) MCTI

por PROPESQ publicado 19/01/2023 10h54, última modificação 19/01/2023 10h54
Cadastro de laboratórios e equipamentos na PNIPE

A Universidade Federal da Paraíba, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, convoca todos os coordenadores de laboratórios da UFPB a realizar o cadastro dos laboratórios e equipamentos na Plataforma Nacional de Infraestrutura em Pesquisa (PNIPE) MCTI, através do link https://pnipe.mctic.gov.br/, conforme as orientações deste documento e dos arquivos disponibilizados no final desse texto.

DO CADASTRO DO LABORATÓRIO:

1. Preenchimento do Formulário: Após a criação de login e senha, conforme orientações do manual em anexo, o coordenador do laboratório preencherá o formulário de solicitação de inclusão do laboratório, anexando no campo “comprovação de vínculo com o laboratório” a portaria de designação de coordenador do laboratório, assinada pelo chefe de departamento.

2. Validação do Cadastro: A PROPESQ analisará a documentação anexada e procederá com a validação do cadastro.

COMPETE AO COORDENADOR DO LABORATÓRIO APÓS A VALIDAÇÃO DO CADASTRO

Tendo um laboratório aprovado, o responsável de laboratório poderá:

1. Cadastrar os equipamentos: Orientações no item 2.5 do manual Após a aprovação do cadastro do laboratório na Plataforma, serão disponibilizados campos para inclusão dos equipamentos no final do formulário de cadastro.

2. Cadastrar outros responsáveis pelo laboratório: Orientações no item 2.6 do manual

2.1. No menu lateral (lado esquerdo), localizar a opção “Responsáveis de Laboratório”

2.2 Na tela “Gerenciar Responsáveis de Laboratório” selecione o laboratório que deseja incluir o novo responsável

2.3 Em seguida informe o e-mail do usuário a ser convidado e aciona a opção “Incluir Convite” Informe os dados solicitados e selecione um dos 3 níveis de permissão:

Responsável total: tem o mesmo nível do responsável principal, ou seja, o que solicitou a inclusão do laboratório, podendo fazer todas as ações dentro do sistema.

Responsável parcial: Podendo gerenciar dados básicos do laboratório, gerenciar equipamentos e publicar o laboratório. Este usuário não pode incluir novos membros no laboratório

Responsável limitado: pode apenas visualizar as informações. 2.4 Em seguida acione a opção enviar convite, então o usuário será adicionado na lista. 2.5 Acione a opção “Salvar” para que os convites sejam enviados com as devidas orientações para que o usuário convidado.

3. Publicar o laboratório: orientações no item 2.7 do manual

3.1 Acesse a opção "Laboratório” localizada no menu lateral (lado esquerdo da área interna)

3.2 Na lista que será apresentada, localize o laboratório que deseja publicar

3.3 Na linha do laboratório listado, será exibido um ícone com "3 pontinhos", clique sobre o ícone para que possa encontrar a opção "Editar" e clique sobre ela.

3.4 Na tela de "Editar", para que se possa publicar o laboratório é obrigatório: Cadastrar ao menos uma foto para o laboratório - carrossel localizado no topo da página; Possuir ao menos um equipamento ativo cadastrado

3.5 Tendo esses critérios atendidos, pode-se seguir para o próximo passo.

3.6 . Na parte inferior desta tela, encontra-se o botão "Publicar", clique nessa opção para que seu laboratório seja "Publicado" e passe a ser visível na área externa. Obs.: O laboratório e os equipamentos só estarão disponíveis para consulta após a publicação.

4. Habilitar a função de compartilhamento do laboratório/equipamento: orientações no anexo deste ofício.

4.1 Existem duas formas de configurar o compartilhamento:

a. Compartilhamento próprio – se o laboratório dispõe de processo e formulário eletrônico próprio para seleção e efetivação do compartilhamento de equipamentos. Nesse caso, siga os seguintes passos:

i. Faça o login na plataforma;

ii. No menu lateral, clique na opção “Laboratório”, e localize na lista apresentada o laboratório no qual deseja realizar a configuração e clique em editar;

iii. Na página “Editar página do laboratório”, localize no final da tela a etapa para “Configurar compartilhamento”;

iv. Marque a opção “Marque para habilitar e configurar a seleção de compartilhamento do seu laboratório” e em seguida, selecione a opção “possuo processo de compartilhamento/agendamento próprio (portal, formulário, etc.)”;

v. Ao marcar a opção “possuo processo de compartilhamento/agendamento próprio (portal, formulário, etc.)”, o campo “Link de acesso para o processo de compartilhamento próprio do laboratório” será a presentado. Nele informe o link para o acesso a seu site; vi. Em seguida, clique em “Publicar”, para que a configuração seja efetivamente aplicada e fique disponível na área externa. Na área externa, nas páginas que permitem visualizar o “Laboratório” e o “Equipamento”, passará a ser exibido o botão SOLICITAR UTILIZAÇÃO em seu rodapé, bem como o selo COMPARTILHAMENTO HABILITADO.

b. Compartilhamento da plataforma PNIPE MCTI – se o laboratório não dispõe de processo e formulário eletrônico próprio para seleção e efetivação do compartilhamento de equipamentos. Nesse caso, siga os seguintes passos:

Obs.: Os equipamentos só estarão disponíveis para uso compartilhado após a habilitação desta função.

i. Faça o login na plataforma;

ii. No menu lateral, clique na opção “Laboratório”, e localize na lista apresentada o laboratório no qual deseja realizar a configuração e clique em editar;

iii. Na página “Editar página do laboratório”, localize no final da tela a etapa para “Configurar compartilhamento”:

iv. Marque a opção “Marque para habilitar e configurar a seleção de compartilhamento do seu laboratório” e em seguida, selecione a opção “quero utilizar o serviço de solicitação de utilização da plataforma”;

v. Ao marcar a opção “quero utilizar o serviço de solicitação de utilização da plataforma”, os campos:

*Termo de uso: nele selecione um arquivo que descreve as regras definidas por seu laboratório para a utilização de seus equipamentos. IMPORTANTE: É obrigatório o documento em formato PDF.

*“Marque caso o compartilhamento possa acarretar custos ao solicitante”, caso exista a necessidade de alertar ao solicitante a possibilidade de custos.

vi. Em seguida, clique em “Publicar”, para que a configuração seja efetivamente aplicada e fique disponível na área externa. Na área externa, nas páginas que permitem visualizar o “Laboratório” e o “Equipamento”, passará a ser exibido o botão SOLICITAR UTILIZAÇÃO em seu rodapé, bem como o selo COMPARTILHAMENTO HABILITADO. vii. Configuração finalizada. Aguarde solicitações de uso serem realizadas. As solicitações serão notificadas por email, para o endereço informado pelo responsável de laboratório. A análise poderá ser feita diretamente na plataforma.

 

Mais informações, consultar os manuais completos disponíveis nos links abaixo:

Clique aqui para baixar: Compartilhamento_de_Infraestrutura.pdf

Clique aqui para baixar: PNIPE_GuiaPraticoUtilizacao.pdf

 

Contato: pesquisa@propesq.ufpb.br

Propesp CGPQ: 3216-7551